Sydney Opera House

Sydney Opera House

Aventuras na cozinha



4 comentários
Um Natal sem peripécias culinárias não era Natal!

Estava combinado eu levar uma sobremesa para o jantar de Natal e eu andava há dias a sonhar com tarte de natas, por isso achei que era uma boa ideia. Na véspera fui ao supermercado abastecer-me dos ingredientes que precisava. Gente a correr pelos corredores, choques de carrinhos, prateleiras vazias, e filas, muitas filas. E no meio disto tudo, a tragédia - não havia folhas de gelatina! Ainda olhei para a gelatina em pó mas decidi não arriscar.
Fiquei parada no meio do corredor a pensar numa alternativa até que tive a ideia brilhante de fazer uma pavlova. Afinal até é uma receita típica do Natal na Austrália... Que me lembre só tinha feito pavlova uma vez, o que é que podia correr mal? 
Tudo parecia bem até ter posto o tabuleiro no forno. Entretanto, tinha que voltar a sair para ir comprar um prato (don't ask...) e ele estava a apressar-me porque queria ir cortar o cabelo. Acabei por desligar o forno um pouco antes da hora prevista e saímos. Quando voltámos vimos o resultado da pavlova. Pelos vistos não coseu bem e houve um grande colapso no centro. Tão mau que não dava mesmo para disfarçar. Um desastre!
Eram 4 da tarde, o jantar era às 7 e eu comecei a entrar em pânico. Não tinha ingredientes para fazer outra coisa, não queria voltar à confusão do supermercado e já não me sobrava muito tempo. Felizmente a mercearia do chinês do outro lado da rua estava aberta e tinha ovos! Nova mudança de planos e a sobremesa passou a ser um pudim. Desta vez correu bem, estava uma delícia e toda a gente gostou. Vamos ignorar o facto de eu ter comprado um prato redondo e o pudim ser rectangular…

E para que não pensem que estas coisas só me acontecem a mim, no almoço do dia 25 havia um cheesecake que virou uma espécie de mousse, porque a cozinheira também não encontrou folhas de gelatina e arriscou com a gelatina em pó. Ainda não percebemos se estava esgotado por ser Natal ou se não se vende mesmo gelatina em folha na Austrália…

Peripécias à parte, tivemos um bom Natal. Comemos bacalhau, camarão, peru, o belo do fiambre e sobremesas que nunca mais acabavam. Telefonemas à família, skype com os bebés, prendinhas na mini-árvore, consoada e almoço de Natal em boa companhia. Não tivesse chovido o dia 25 inteiro e tinha sido perfeito! 
Para o ano há mais! :)

4 comentários:

  1. O IGA Tem folhas de gelatina ;) fica a dica

    Fatima

    ResponderEliminar
  2. À próxima já sei onde procurar :)

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos ao pé se mim Têm (stanmore)

    ResponderEliminar
  4. eh eh, pois tb gostva de fazer PAVLOVA, mas acho que o merengue tem que coser no forno a baixa temperatura durante 1 hora, pelo menos é o que dizem os teus masterchefs, mas nunca fiz.
    Agora esse de não haver folhas gelatina em sidney não sei...
    Já podias ter dito que te mandava umas daqui.. lol
    Boas Festas

    ResponderEliminar

newer post older post