Sydney Opera House

Sydney Opera House

Melbourne Highlights VI



3 comentários
St Kilda e os Pinguins

Tínhamos ouvido falar da experiência de ver os pinguins a chegar ao pôr-do-sol na Phillip Island, mas ir para a ilha só fazia sentido se lá fossemos passar o dia e nós não tínhamos muito tempo.
Mas enquanto planeávamos a viagem, ainda em casa, descobrimos que havia outro local mais perto de Melbourne onde também podíamos ter uma experiência parecida.

Os relatos que tínhamos tido da Phillip Island diziam que era uma experiência inesquecível, mas um bocadinho comercializada, com entrada paga e bancadas na praia onde centenas de turistas se sentam à espera da chegada dos pinguins.
Em St Kilda, é uma experiência mais simples, gratuita, mas igualmente emocionante. Assim tínhamos a nossa oportunidade de tentar ir ver os pinguins depois de um dia de passeio na cidade, sem pôr em causa o resto dos planos.

Começámos por um passeio ao final da tarde por Brighton, uma zona de praia onde parte do areal está ocupado por estas casinhas de todas as cores.


Depois seguimos para St Kilda, encontrámos um sítio engraçado para jantar e esperámos pelas 20 horas. Ao pôr do sol agasalhámo-nos e caminhámos até ao pontão, seguindo outras pessoas que faziam o mesmo que nós.


Do outro lado tinha-se já juntado um pequeno grupo. E então esperámos...


E esperámos...


E de repente vemos uns movimentos na água lá ao fundo. E um burburinho entre as pessoas a comentar e a apontar para lá. E vimos chegar o primeiro.


Ao contrário do que pensávamos, eles não vêm todos juntos, vão chegando um ou dois de cada vez e são muito rápidos, por isso temos que estar bem atentos para não os perdermos. Tão depressa estavam lá ao fundo com a cabeça de fora de água, como mergulhavam e de repente já estavam mesmo à nossa frente, onde os víamos trepar as rochas e desaparecem para os ninhos por baixo do pontão.

Esta é a espécie de pinguins mais pequenos do mundo, com cerca de 30 cm de altura. A colónia em St Kilda é pequena, cerca de 100 pinguins, por isso não vimos assim tantos, talvez uns 15-20, mas foi muito giro ter a oportunidade de os ver tão perto, a saltitar para subir as rochas e de vez em quando a aparecer novamente lá pelo meio.


Os pinguins fazem os ninhos naquela zona e os adultos saem todas as manhãs para procurar comida e voltam ao pôr-do-sol para alimentar as crias. Embora não víssemos os bebés, que estavam protegidos nos ninhos entre as rochas, conseguíamos ouvi-los.



Apesar de este local não ser controlado como o de Phillip Island, haviam vários voluntários com lanternas vermelhas a ajudar os turistas a encontrar os pinguins e a zelar pelo seu bem-estar.


Eu que pensava que não havia animal mais giro para ver do que os koalas, afinal surpreendi-me com os pinguins. É realmente uma sensação indescritível estar tão perto de animais que normalmente só vemos na televisão. Mais uma experiência que não me importava nada de repetir.

3 comentários:

  1. magnifico, sempre posts muito uteis! gostaria apenas que dissesses se por aí (perto de sydney) há algum destino romântico e pouco$$! bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Hunter Valley, uma zona de vinhas a 2-3 horas de Sydney, é um sítio bonito.
    Para romântico e barato, este mês em Sydney há uma série de programas gratuitos no âmbito do "mês do amor", com filmes ao ar livre e actividades em Darling Harbour. Vou ver se faço um post sobre isso :)

    ResponderEliminar
  3. excelente sugestão, beijinhos

    ResponderEliminar

newer post older post