Sydney Opera House

Sydney Opera House

Bush Fires



1 comentários
Saí de casa pela manhã. Estava sol e previa-se mais um dia de calor, como vamos tendo esporadicamente, com temperaturas uma dezena mais altas do que o habitual para esta altura do ano.
À hora de almoço saio à rua outra vez. Ventos muito fortes, daqueles que nos empurram e que derrubam árvores. Estava "nublado", uma espécie de nevoeiro pelo ar e milhares de partículas voavam na direcção dos meus olhos desprotegidos.
Ao longo da tarde o céu "nublado" foi ficando alaranjado e um cheiro a queimado denunciava o motivo. Altas temperaturas e ventos fortes são a combinação perfeita para mais uns incêndios. Olhando para o céu conseguia-se ver a nuvem de fumo a deslocar-se por cima da cidade, primeiro branca, depois cinzenta, cada vez mais escura. Desta vez foi aqui mais perto.

Imagem daqui

Nas notícias à noite não se falou noutra coisa. O nosso estado foi bastante afectado, estima-se que mais de 100 casas arderam. Mostram os residentes aflitos, muitos nem tiveram tempo de tirar nada das suas casas, pessoas desesperadas a quem a Natureza em fúria levou tudo; outros tristes mas conformados, sabiam que viviam em zona de "mato" e que isto podia acontecer. Felizmente até à data não houve registo de vítimas mortais.

Hoje já está mais fresco e o ar um bocadinho mais respirável mas ainda há mais de 20 fogos activos e o tempo urge para os controlar, já que daqui a 2 dias voltam os mais de 30 graus e ventos fortes.
Ainda estamos a meio da Primavera e os bombeiros não têm tido descanso. O Inverno foi mais seco que o habitual, a Primavera e o Verão vão ser mais quentes. Temos muito que agradecer aos bombeiros, que em qualquer parte do mundo são heróis, incansáveis, que arriscam as suas vidas para nos proteger. E esperar que tenham a força e os apoios necessários para acabar com o pesadelo de quem vive naquelas zonas...

1 comentários:

  1. Tenho visto noticias e tenho ficado preocupado, embora isso seja já ou situação normal aí.
    Bj

    ResponderEliminar

newer post older post