Sydney Opera House

Sydney Opera House

O dia em que Sydney parou



2 comentários
Era apenas uma segunda feira normal, o centro da cidade com a habitual azáfama da manhã, muita gente na rua a caminho do trabalho ou das lojas. Em Martin Place, uma das zonas mais movimentadas do CBD era um dia normal para o staff e clientes do Lindt Cafe.
Até que, às 9:45 de uma segunda-feira normal, um indivíduo armado entra no café e inicia o que seria um dos dias mais longos e terríveis para quem lá estava, e de angústia para todo o país. Staff e clientes tornam-se reféns. 17 pessoas.

Uma bandeira islâmica aparece na janela. Fala-se em terrorismo e instala-se o pânico.
Na tv passam imagens em directo do local, muita especulação entre os jornalistas e comentadores, aparecem pacotes suspeitos em vários locais da cidade e possíveis ameaças de bomba.
A força policial cerca o local rapidamente, evacua-se grande parte do centro da cidade, os edifícios mais perto em lock-down até haver condições de deixar sair as pessoas em segurança.

Imagem daqui
Imagem daqui
O sequestro durou mais de 16 horas e infelizmente teve um final trágico. Além do criminoso, 2 inocentes perderam a vida naquela madrugada.
Ainda não se sabe ao certo o que motivou este ataque, já não se fala em terrorismo mas antes num acto isolado. Sabe-se agora que o autor do sequestro já tinha sido condenado por outros crimes na Austrália, era claramente um indivíduo perturbado e violento.

No dia seguinte, uma cidade ainda em choque tenta voltar à normalidade. Martin Place encheu-se de flores como forma de homenagem e respeito pelas vítimas.

Imagem daqui
Infelizmente ainda há muito preconceito e ignorância na Austrália (ainda que em minoria) e temem-se represálias contra a comunidade muçulmana após este incidente. No meio da tragédia surgiu uma campanha de solidariedade para com quem possa sentir-se intimidado devido às suas crenças religiosas no rescaldo da situação.
O hashtag #illridewithyou tornou-se viral, quando vários Australianos se ofereceram para acompanhar muçulmanos que tenham receio de andar nos transportes públicos sozinhos, e mostra que coisas boas podem surgir de situações horríveis.
Afinal a Austrália é um país de muitas culturas que na grande maioria se respeitam e vivem lado a lado de forma pacífica.

2 comentários:

  1. lastimável. Numa simples ida ao café, perde-se a vida! Até na Austrália que é um país neutro nestas coisas. Só resta lamentar que se tenham perdido vidas, por algo tão....

    ResponderEliminar
  2. Pois aqui também se seguiu as notícias passo a passo... só acho que o assalto da Polícia foi um bocado precipitado...e o resultado foi lastimavel

    ResponderEliminar

newer post older post