Sydney Opera House

Sydney Opera House

E o estágio lá começou



5 comentários

Ia à espera do ambiente descontraído que a Art Director de cabelo azul me tinha prometido, mas o que encontrei foi mais intimidante do que esperava. Conheci o resto da equipa, todos bem mais velhos que eu, todos engravatados e com ar experiente. Mal cheguei fui logo metida na reunião semanal para discutir o Work in Progress, em que eu não apanhei quase nada, ora porque não conhecia os clientes e os trabalhos, ora porque me distraía, que isto de conversas formais em inglês ainda é uma coisa que me desconcentra.

A primeira tarefa como estagiária foi, como é óbvio, ir buscar cafés. A seguir explicaram-me como é que devia atender o telefone. Eu que já tinha trabalhado há uns anos como recepcionista numa empresa onde tinha que saber de cor umas 40 extensões diferentes e saber que pessoa era responsável por cada departamento, achei que ia ser “a piece of cake”. Enganei-me. Atender telefones em inglês, falar com clientes com nomes esquisitos, de empresas que nunca ouvimos falar e com sotaque australiano não é nada fácil. Vi-me à rasca para perceber as pessoas do outro lado da linha e meti os pés pelas mão com o inglês, que eu quando me enervo fico parvinha e não consigo formar uma frase em inglês.
No meio disto tudo, passaram-me para as mãos um trabalho muito longo e urgente (que não consegui acabar) e outro daqueles complicados, que foi responsabilidade que não esperava para o primeiro dia, num estágio. O segundo dia foi igualmente puxado.

A juntar ao facto de perder uma hora e meia por trajecto nos transportes (porque não me lembrei que ia ter que atravessar a harbour bridge e a cidade nas horas de ponta), já não estou assim tão entusiasmada.

A parte boa é que foram todos muito simpáticos e que a empresa trabalha com algumas marcas mesmo boas. Se conseguir participar num trabalho grande e puder pô-lo no portfolio, seria muito bom. Até lá, é habituar-me ao terrível telefone, arranjar uma forma de não stressar nos transportes e tentar não fazer má figura com os trabalhos que me passam.

5 comentários:

  1. Pensa assim:

    Se tivesses que estar numa reunião igual aqui em Portugal, estarias a apanhar bonés também, quanto muito não fosse pela novidade.
    E o telefone é sempre aquele stress nos primeiros dias, as vezes até as primeiras semanas. Quando deres por ti, já sabes quem é quem, a familiarizar-te com as empresas com que trabalhas e verás que será "piece of cake in no time!"

    Boa sorte para os próximos dias e verás que muito em breve, vais estar "at ease" com as tarefas diarias e clientes.

    P.S Os Designer não tem de vestir formal pois não?
    Acho que vai dar uma cosinha má a alguém que eu conheço :p

    Fátima

    ResponderEliminar
  2. Esqueci de perguntar, os estágios são bem remunerados?

    Durante quanto tempo ficas como estagiaria?

    Fátima

    ResponderEliminar
  3. Ola cris
    Fico feliz pelo teu inicio de estagio
    vais te desenrascar no "australiano ", até é bom ficas com o sotaque do crocodilo dandy .. lol
    Espero que tudo te corra bem , vai correr concerteza

    Bjs

    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Fátima, lamento informar que os estágios aqui não são remunerados :( E até há empresas que têm a lata de cobrar dinheiro pelo estágio!
    Mas também são só 2 ou 3 dias por semana e duram 2 ou 3 meses.
    O que é bom é que normalmente no fim recebe-se uma carta de recomendação, que é coisa que aqui conta muito para arranjar um bom emprego.

    Quanto à roupa, depende muito da empresa. Eu visto-me mais formal do que em Portugal, mas sem exageros.

    ResponderEliminar
  5. Pois é Cris, enquanto sonhamos com as coisas que queremos pomos sempre um filtro cor-de-rosa que acaba por ser brutalmente destruído quando nos deparamos com as coisas na vida real. Mas tal como os teus amigos disseram, é só o princípio, mais uns tempinhos e ambientas-te e não tarda estás com um trabalho giro em mãos que te dá um grande gozo e lembras-te porque é que estás aí e do que gostas de fazer.

    Os tempo em transportes é que é uma coisa mais dolorosa... Não dá para ler? Ou ir de bicicleta? Eheheh!

    Beijinhooo!
    Ana

    ResponderEliminar

newer post older post