Sydney Opera House

Sydney Opera House

Sobre a visita do Presidente...



2 comentários
Há uns tempos alguém disse que o Presidente da República, Cavaco Silva, vinha cá a Sydney, como parte da sua viagem pela Indonésia e Austrália. A partir daí choveram comentários indignados com a falta de respeito pelo povo português e críticas ao absurdo desta viagem, quando o país atravessa uma das maiores crises de sempre e se pedem sacrifícios aos portugueses.
Semanas depois foi anunciado um jantar com a comunidade portuguesa em Sydney. Um jantar oferecido "pelo senhor Presidente" num hotel 5 estrelas. E de repente, aqueles que tanto o criticaram foram os primeiros a alinhar-se para o jantar.

Houve muito quem me perguntasse "Mas porque é que não vais? É de borla!".
Ora por muito que fosse agradável o convívio com outros conterrâneos e a refeição luxuosa, eu continuei a achar esta viagem e este jantar uma palhaçada e por isso não fui, por respeito aos meus familiares e amigos que trabalham e pagam os seus impostos em Portugal e que estão a ser afectados pelas constantes medidas de austeridade, pelos que estão desempregados e pelos que vivem de uma reforma pequena.

É que não sei se a malta percebeu que o dinheiro que pagou o jantar não saiu do bolso do senhor Presidente. Esse dinheiro é aquele que "não existe" para aumentar reformas miseráveis, para melhorar hospitais públicos, para apoiar instituições de solidariedade ou para assegurar o nosso futuro e o dos nossos filhos.

Mas isto sou eu, que não me vendo por um prato de camarões...

2 comentários:

  1. Bom vamos lá ver...foi um prato só com dois camarões. Eu por mim considero que quem pagou o jantar fui eu, com o subsídio de desemprego que deixei lá sem reclamar e com os impostos que durante anos paguei sempre certinhos. Mas isto cada um segue as suas convicções. Mas digo-te que a refeição n foi luxuosa...pelo contrário passei alguma fome até. Mais de resto foi bom sabes pra quê? Networking! E isso só te beneficia a ti...que tiveste de tomar a decisão de vir para o outro lado do mundo.

    ResponderEliminar

newer post older post