Os Australianos têm um respeito e carinho especial pelos seus mortos e veteranos de guerra, e em todas as principais cidades há monumentos que os representam.
O Shrine of Remembrance em Melbourne foi construído em homenagem aos Australianos do estado de Victoria que combateram na 1ª Guerra Mundial, e hoje é um memorial de todos os Australianos que estiveram na guerra.
O espaço por baixo do santuário é uma espécie de museu de guerra, com uma exposição de fardas militares, armas, objectos pessoais e documentação que retratam as experiências dos Australianos na guerra e em operações humanitárias.
O museu tem uma colecção enorme e está muito bem organizado, documentando toda a história por ordem cronológica até aos dias de hoje. Depois há secções com vídeos e ecrãs interactivos, além dos voluntários sempre prontos a ajudar a perceber a história do local e da exposição.
Saímos com uma melhor noção do espírito de camaradagem e de sacrifício de quem viveu a experiência da guerra, e da dimensão das perdas que ocorreram.
Interior do Shrine |
Os visitantes reunem-se em silêncio ao redor da pedra e no final da cerimónia repetem as palavras - We will remember them (Vamos lembrá-los). Uma cerimónia tão simples mas com tanto significado. Arrepiante.
Do topo do edifício tem-se uma vista a 360º para os espaços e jardins envolventes, e uma vista privilegiada da cidade.
Vista do topo, a Eternal Flame e o pátio central, palco de várias cerimónias ao longo do ano |
Sem dúvida um local que vale a pena visitar.
0 comentários:
Enviar um comentário