Sydney Opera House

Sydney Opera House

Viajar com um bebé



0 comentários
O ano passado não pudemos ir a Portugal e tínhamos decidido que em 2016 não íamos falhar. Entretanto engravidei e combinámos que depois de ela nascer, se tudo estivesse a correr bem marcávamos as viagens depois das primeiras semanas e íamos passar o final a licença de maternidade junto da família.

E assim foi, depois da fase de adaptação e de tratarmos da burocracia necessária, voámos para Portugal, tinha ela dois meses.

Confesso que a ideia de uma viagem tão longa com um bebé me assustava. E se a pressão nos ouvidos a incomoda e ela chora a viagem toda? E se há algum imprevisto e nos atrasamos numa das escalas? E mudar a fralda no wc minúsculo do avião? E o jetlag? Mas a vontade de estar perto da família falou mais alto e lá fomos nós para mais uma aventura.

Ficam aqui algumas dicas para que a viagem com um bebé seja tranquila:
  • Em voos de longa distância, marcar um lugar com berço. Estes ficam nas primeiras filas entre cada secção do avião, têm mais espaço para as pernas e o berço é colocado na parede em frente. Se o avião tiver a configuração de 3-4-3 lugares e viajarem 2 adultos com o bebé, marquem os lugares do lado da janela. Se o avião não for cheio é provável que o terceiro lugar esteja vago (aconteceu-nos 2 vezes).


  • Dar de mamar, biberon ou chucha durante a descolagem e aterragem, para minimizar o desconforto da pressão nos ouvidos do bebé. Por precaução nós também levávamos "Baby Panadol" na mala de mão, mas não foi necessário.
  •  Levar mudas de roupa para os pais e bebé na bagagem de mão em caso de acidentes.
  • Vestir o bebé com roupa prática e fácil de despir, pois o espaço nos wcs do avião é apertado e nem sempre é tarefa fácil. Nós optámos por babygrows com zip na frente e quentinhos para o avião.
  • Planear para chegar ao aeroporto muito antes da hora e se possível fazer o check-in online. A probabilidade de haver algum atraso com um bebé é muito maior pois há sempre imprevistos (bebé com fome, acidente de fralda, etc).
  • Levar o bebé num marsúpio/sling para ter as mãos livres para as malas. Os aeroportos geralmente têm carrinhos que se podem usar enquanto esperamos pelo voo, mas nem sempre são apropriados para bebés muito pequenos.
  • Se o bebé beber fórmula, pode-se levar água nos biberons e a fórmula necessária para a duração da viagem. As restrições de líquidos não se aplicam a bebés.
  • Peçam ajuda! Pela nossa experiência as hospedeiras e staff dos aeroportos estavam sempre prontos a ajudar e até os outros passageiros geralmente davam prioridade ou metiam conversa quando nos viam com um bebé.

newer post older post