Sydney Opera House

Sydney Opera House

The day I became an Aussie!



0 comentários
Quando viemos para a Austrália não tínhamos planos. Aliás, dizíamos que ficávamos 6 meses para ver se nos adaptávamos e depois logo se via. E adaptámo-nos.
Os seis meses passaram a um ano, o ano passou a 2 e só 2 anos e meio depois, já cheios de saudades, é que fomos de férias a Portugal. E depois voltámos. E houve mais férias em Portugal e voltámos outra vez. Porque ao fim destes 4 anos e meio, este país passou a ser (também) a nossa casa. Aqui temos os nossos trabalhos, as nossas rotinas e um novo grupo de amigos. Não que os de Portugal tenham sido postos de lado, pelo contrário. A família faz-nos muita falta e os amigos também, mas neste momento o nosso lugar é aqui e vamos mantendo as relações à distância o melhor que podemos, com uma ajudinha do skype e das redes sociais, sabendo que eles (vocês) estarão sempre lá para nos receber quando decidirmos voltar.

Este ano passei a cumprir os requisitos necessários para obter a cidadania e achámos que fazia sentido para a nossa identidade como casal/família que eu também me tornasse Australiana.
Eu já tinha um visto de Residência Permanente que me dava o direito a uma série de regalias que qualquer Australiano tem, a nível de saúde, subsídios, livre entrada e saída do país, etc. A cidadania traz outros direitos, como o direito ao voto (que também é um dever), acesso a empregos na função pública e a candidaturas para cargos políticos e o passaporte Australiano, mas também grandes responsabilidades, como a obrigação de fazer parte de um júri se formos chamados, e de servir o país em caso de conflito.

O processo desta vez foi relativamente simples, fiz a aplicação online e poucas semanas depois fui chamada para fazer o teste que avalia os conhecimentos a nível de cultura, da história, leis e política do país. Um teste de escolha múltipla muito simples, basicamente cultura geral. Pouco tempo depois recebi a confirmação que o meu processo tinha sido aprovado e seria oficializado com a entrega do certificado numa Cerimónia de Cidadania organizada pelo Council da minha área de residência.

Na cerimónia, todos fizemos um juramento, cantámos o hino nacional e recebemos o certificado pelo Mayor. A cerimónia foi simples mas emocionante. Tão bom ver tantas famílias de diferentes etnias unidas pelo mesmo amor a este país que tão bem nos acolheu. Sentia-se o orgulho nos sorrisos estampados no rosto de todos os que receberam o certificado nesse dia.

E assim, o dia 25 de Novembro de 2015 vai ficar na minha memória como mais um marco desta nossa aventura: o dia em que me tornei Luso-Australiana!





newer post older post