Sydney Opera House

Sydney Opera House

Melbourne Highlights III



0 comentários
Shrine of Remembrance

Os Australianos têm um respeito e carinho especial pelos seus mortos e veteranos de guerra, e em todas as principais cidades há monumentos que os representam.
O Shrine of Remembrance em Melbourne foi construído em homenagem aos Australianos do estado de Victoria que combateram na 1ª Guerra Mundial, e hoje é um memorial de todos os Australianos que estiveram na guerra.



O edifício é enorme e tem uma série de espaços envolventes e jardins que o complementam.
O espaço por baixo do santuário é uma espécie de museu de guerra, com uma exposição de fardas militares, armas, objectos pessoais e documentação que retratam as experiências dos Australianos na guerra e em operações humanitárias.
O museu tem uma colecção enorme e está muito bem organizado, documentando toda a história por ordem cronológica até aos dias de hoje. Depois há secções com vídeos e ecrãs interactivos, além dos voluntários sempre prontos a ajudar a perceber a história do local e da exposição.

Saímos com uma melhor noção do espírito de camaradagem e de sacrifício de quem viveu a experiência da guerra, e da dimensão das perdas que ocorreram.

Interior do Shrine
No interior do Santuário, há ao longo do dia uma cerimónia que se repete. Um feixe de luz desce do topo do edifício e percorre uma frase gravada na pedra que se encontra no centro - Greater Love Hath no Man (Ninguém amou mais do que estes Homens).
Os visitantes reunem-se em silêncio ao redor da pedra e no final da cerimónia repetem as palavras - We will remember them (Vamos lembrá-los). Uma cerimónia tão simples mas com tanto significado. Arrepiante.

Do topo do edifício tem-se uma vista a 360º para os espaços e jardins envolventes, e uma vista privilegiada da cidade.

Vista do topo, a Eternal Flame e o pátio central, palco de várias cerimónias ao longo do ano
É um sítio muito bonito, bem cuidado e emocionante. Uma óptima forma de lembrar e homenagear aqueles que lutaram e os que perderam a vida pelo país.
Sem dúvida um local que vale a pena visitar.

Melbourne Highlights II



0 comentários
A cidade

Passámos 3 dias em Melbourne e no geral gostámos muita da cidade. Tem muitas das coisas que nos faltam em Sydney: muitas tasquinhas e restaurantes com esplanadas, cafezinhos abertos até tarde, e claro, a H&M :)

O CBD não é muito diferente de Sydney, com a azáfama dos escritórios, o trânsito e o estacionamento a preços exorbitantes. Mas depois há o rio Yarra ao longo da baixa que separa as duas margens, e nos fez lembrar Brisbane.


Há bicicletas destas espalhadas por toda a cidade, conceito que ainda não chegou a Sydney. São gratuitas nos primeiros 45 minutos e até incluem o capacete obrigatório.

Yarra River
Docklands, uma zona de bares e restaurantes, como as Docas em Lisboa
Adorámos andar no City Circle Tram, o eléctrico antigo gratuito que faz o percurso turístico à volta do centro. Muito prático para quem anda a passear, ainda mais porque vai anunciando as paragens com uma breve descrição de cada local.

Imagem daqui
O Victoria Market é paragem obrigatória. Muito diferente do Paddy's Market de Sydney que é muito mais turístico, este é uma confusão de pessoas com carrinhos na azáfama das compras. A zona da comida tem de tudo, carne, peixe, queijos e enchidos, especiarias, petiscos...uma perdição! E a zona das frutas e legumes também muito apetecível, era tudo tão barato!

Victoria Market
A Federation Square é sem dúvida o centro da cidade. Mesmo junto a uma das principais estações do centro, a Flinders Station, é um ponto de referência e imagino que seja um ponto de encontro habitual.

Federation Square | Imagem daqui
Federation Square | Imagem daqui
Ainda passámos pelo Eureka Building, o edifício mais alto de Melbourne com 91 andares. No 88º andar, os mais destemidos podem ver a cidade de um ângulo diferente, num cubo de vidro que sai 3 metros para fora do edifício a 300 metros de altura. Só para quem não tem vertigens...

O Eureka Building
Eureka Building | Imagem daqui

Melbourne Highlights I



0 comentários
A viagem

Decidido o destino das mini-férias de Natal, reservámos carro e hotel, pegámos nas malas e fizemo-nos à estrada. São "só" 880 Km pelo caminho mais curto de Sydney a Melbourne, mas com 4 condutores achámos que dava para experimentar e assim evitar a despesa das passagens aéreas naquela altura do ano.


Como 9 horas em viagem não nos pareceram suficientes, ainda fizemos um desvio para passar por Canberra e visitar o Parlamento (o edifício mais feio e frio que já vi por estas bandas).

Fachada do Parlamento, Canberra - Imagem daqui


Depois de Canberra e do almoço, seguimos novamente pela Hume Highway e já não houve grandes paragens até ao destino, tirando as pausas para esticar as pernas, encher o depósito e trocar de condutor.

A viagem pela Hume Highway (pelo interior) não tem muito para ver. Quer dizer, quem não vai a conduzir sempre se entretem a procurar os cangurus na paisagem (assim como quem passa pelo Alentejo e vê as vacas a pastar). Vimos muitos pelo caminho, infelizmente muitos também na estrada e por isso íamos sempre atentos.
Mas de resto, são só terriolas do interior onde não se passa nada. Para lá, depois de Canberra seguimos sem muitas paragens, mas na viagem de regresso a Sydney já viemos com mais calma e fomos parando nas terrinhas principais.

É estranho o facto de não haver grandes estações de serviço na auto-estrada. Quando precisávamos de abastecer tínhamos que apanhar uma das saídas e procurar a bomba de gasolina da terriola. E depois foi engraçado ver que nos vários pontos de paragem há sempre uma "atracção" qualquer.



Holbrook - Um submarino no meio do nada.


Gundagai - The dog on the tucker box
Uma estátua inspirada numa lenda sobre um cão que ficou a guardar a lancheira e os pertences do dono enquanto ele foi procurar ajuda para passar o rio. O homem nunca voltou mas o cão continuou a guardar a lancheira até à morte.

Tínhamos lido sobre este local e íamos entusiasmados para ver a tal estátua mas ficámos surpreendidos pelo tamanho. É tão pequenina!


Goulburn - The big Merino
Para compensar o tamanhito do cão da estátua anterior, este carneiro era gigante!
Foi construido naquele local como símbolo da insdústria de lã do distrito. Tem 15 metros de altura e pesa 97 toneladas!

Ainda durante a viagem, apanhámos uns cartazes a anunciar "free coffee". Parámos para esticar as pernas e encontrámos uma carrinha da Protecção Civil a oferecer café e bolachas aos condutores, numa campanha para combater a fadiga na estrada. Simpático, não?

Mais sobre Melbourne no próximo post :)

Christmas in Melbourne



0 comentários
Até parece mentira que já passámos 4 Natais na Austrália! O Natal aqui é diferente e tem as suas vantagens mas não vou negar que não tem comparação com um Natal em família e mesmo passados quase 4 anos, ainda é uma época que nos deixa um bocadinho nostálgicos.
Este ano resolvemos tirar essa semana para ir passear entre amigos e o destino escolhido foi Melbourne. Assim deu para vermos como é o Natal noutra cidade da Austrália.

No dia 24 de Dezembro fomos ver as decorações e luzes de Natal na cidade.

Flinders Street Station - Imagem daqui
Christmas Square - Imagem daqui
Christmas Square - Imagem daqui
Mistletoe Bridge
Melbourne tem uma série de pontes a unir as duas margens do Yarra River, que acompanha toda a parte sul da baixa da cidade.
No Natal, uma das pontes para peões transformou-se na Mistletoe Bridge. Esta ponte tem um raminho de azevinho pendurado no arco para a tradição do beijinho "under the mistletoe". Pareceu um bocadinho parvo, mas pelo sim pelo não, demos um beijinho quando passámos lá por baixo.

Town Hall by day
Town Hall by night
Town Hall by night
As projecções em Town Hall, tal como em Sydney, são uma das principais atracções desta época. Mas a localização deste edifício não é a ideal para a multidão que se junta a assistir. É que fica mesmo na esquina de um cruzamento movimentado onde passa o eléctrico, por isso não se podia desviar o trânsito e estava tanta gente que havia "coordenadores de multidões" a gritar para as pessoas andarem, sempre que alguém parava no passeio para tirar uma foto em vez de atravessar logo a estrada. Achei um bocadinho irritante o facto de não podermos parar por muito tempo para ver o espectáculo com calma, mas se calhar a confusão também foi por termos ido fazer o passeio nocturno no dia 24...

Carols by Candlelight - Imagem daqui
Carols by Candlelight at Federation Square - Imagem daqui
Na Federation Square, um dos pontos de referência da cidade, passava nessa noite a transmissão em directo dos Carols by Candlelight, um grande concerto de Natal como o Carols in the Domain de Sydney.

Almoço de Natal
No dia 25 levantámo-nos cedo para os telefonemas e sessões de skype com a família. Depois fizemo-nos à estrada para um dia de passeio pela Great Ocean Road.
Mas não deixámos de comemorar o dia e parámos para um almoço de Natal alternativo, em modo pic-nic. Mais simples do que o tradicional banquete, mas com um gostinho especial por estarmos junto à praia e na companhia de bons amigos.
newer post older post