Sydney Opera House

Sydney Opera House

Inglês vs Português



3 comentários

Desde que viemos para cá que o nosso inglês tem evoluído. Não tanto quanto poderia, já que em casa a maior parte das vezes não conseguimos evitar o português, mas ainda assim, o dia-a-dia aqui obriga-nos a praticar e se ao início era pouco natural, agora já estamos completamente habituados.

Mas depois há situações em que o português leva a melhor e não há nada a fazer.
A porta do prédio onde trabalho tem uns autocolantes que dizem "push" e "pull". Do lado de fora (o do
"pull") nunca há confusões, o pior é quando vou a sair do prédio. É que sempre que leio "push", eu puxo em vez de empurrar. Nunca falha!
Claro que enquanto ando às voltas com a porta, os meus colegas se fartam de gritar "Push! Push!"
e acham imensa piada ao facto de aquilo acontecer TODAS as vezes que passo por ali.

Depois de um ano e meio aqui, pensei que o meu cérebro já estaria melhor programado mas pelos vistos não. Será que isto ainda vai lá?

E a saga continua



4 comentários
Eu sempre fui uma pessoa pontual. Detesto que tenham que esperar por mim e por isso também não gosto que o façam comigo.
Este último ano tem sido um teste à minha paciência. A espera pela aprovação do visto parece interminável e a falta de respostas por parte da Imigração mexe-me com os nervos.

Mas fui paciente, e só quando passaram os 9 meses que me tinham indicado como tempo médio de aprovação é que me comecei a chatear. Eu telefonei, eu mandei emails, apenas para receber inúmeras respostas automáticas e outros tantos "Não há nada a fazer, tem que esperar". E eu esperei.
Passou um ano e a paciência foi-se. Só depois de muitos telefonemas é que me disseram que os meus exames de saúde tinham expirado 6 meses antes. Repeti-os e enviei-os novamente. Mais emails e telefonemas e nada de respostas.
O registo criminal acabou por passar da validade também. Pedi outro e enviei. Telefonei, mandei emails e cartas a pedir se podiam por favor pôr o meu processo a andar ou se me diziam o que é que estava mal agora. E mais semanas de silêncio e eu à espera.

Hoje quando abri o email e vi que tinha uma mensagem da Imigração não quis acreditar. Seria desta? Mas não, não foi. O que eles me disseram foi basicamente: "O tempo médio de espera agora são 12 meses, blablabla, lamentamos que o seu caso não tenha sido resolvido dentro deste tempo (já vou em 14 meses), blablabla, o seu processo deverá ser atribuído a um case officer (a pessoa que fica responsável pelo caso) nos próximos meses".
Eu esperava que eles fossem dizer semanas, mas não, foi mesmo meses. MESES!*

E agora, onde é que eu vou buscar (ainda) mais paciência? Até quando é que vou ter que deixar a minha vida e o meu futuro profissional em stand-by?


* Ele diz-me para ver o lado positivo, pelo menos não disseram anos :)

A "nossa" praia



3 comentários
Às vezes estamos tão enfiados na rotina de casa-trabalho e nas nossas preocupações(zinhas) que nos esquecemos de apreciar as tantas coisas boas que nos rodeiam.
Nos dias em que nos lembramos da sorte que temos em morar num sítio calmo ao pé do mar, saímos de casa a pé em direcção à "nossa" praia, que está logo ali ao fundo da rua.
Como é que podíamos não gostar de morar aqui?

Praia de Coogee num fim de semana de sol

Hits musicais de cá...



3 comentários
Com a crise (e como boa tuga que sou...) tento aproveitar todas as borlas... e este ano tem sido rico em show cases da FNAC. O último que fui ver foi o do Miguel Araújo, onde ouvi pela primeira vez uma música que agora não paro de cantarolar dia e noite :)


E dei por mim a pensar se a mana saberá quem é o Miguel Araújo ou os Azeitonas. Daí a pegar numa papel e lápis foi um pulinho, pois não quero (mesmo!!!) que algumas músicas passem ao lado da mana só porque ela não está cá para as ouvir passar no rádio... Transpondo a lista do papel para o blog, maninha, estas são as "imperdíves" que eu quero que conheças:

* Filipe Pinto - Insónia
* Azeitonas - Anda comigo ver os aviões
* Miguel Araújo - Os maridos das outras
* João Só e Abandonados - Sorte grande
* Virgem Suta - Maria Alice
* Os Golpes - Vá lá senhora
* Boss Ac - Tu és mais forte e Sexta-feira
* Jorge Palma e Pierre Aderne - Preciso mentir que te amo

Ups... a lista ficou um bocadinho extensa... mas não queria mesmo que perdesses a oportunidade de ouvir o que se tem feito por cá. E se fores como eu... lá vais passar o dia de amanhã a cantarolar "porque o Fizz Limão, ai o Fizz Limão há-de voltar..." :)

Os dramas da lavandaria...



0 comentários
Dia de “folga”. Levanto-me cedo e vou pôr a roupa a lavar, para ver se seca até ao fim do dia, já que preciso de uma coisas para amanhã.
A máquina é uma “top loader” de moedas, bem velhinha. Depois de pôr o detergente e a roupa lá dentro, ponho as moedas na ranhura e pressiono a patilha, como faço sempre. Mas desta vez a máquina encravou, a patilha das moedas ficou presa e nada daquilo começar a lavar.
Ainda andei uns minutos à pancada com a máquina, a ver se conseguia desencravá-la, mas acabei por desistir, tirei a roupa e voltei para casa para a lavar à mão antes que ficasse manchada do detergente.

Ora para mim, que sou uma pessoa organizada e que gosta de ter os dias planeados, aquilo estragou-me o dia. Estou farta de dizer que o meu maior desgosto aqui na Austrália é não ter uma máquina de lavar normal dentro de casa, mas parece que ninguém me compreende...

Esperei até às 9h e liguei à imobiliária a explicar o que aconteceu e pedi que viessem arranjar a máquina, já que é a única que temos para os 6 ou 7 apartamentos (já a antever o caos no fim de semana). 
Eles vieram e resolveram o problema, mas devolver o dinheiro, tá quieto! E eu chateio-me, claro. Está bem que $3 não são nenhuma fortuna, mas era o meu dinheiro, que gastei para depois ter que lavar a roupa à mão. E a chatice que é ter que arranjar três moedas de $1 cada vez que tenho roupa para lavar?
Chateei-me mas pelo sim pelo não, o melhor é deixar-me estar sossegada, senão ainda me vêm cobrar o "arranjo". É que (pela minha experiência) com este pessoal das imobiliárias daqui, nunca fiando...


3 comentários
Porque a TV australiana não é sempre má e no meio dos anúncios irritantes às vezes há um bom, este é o meu preferido do momento. Muito giro :)

newer post older post