Sydney Opera House

Sydney Opera House

Conta-me como foi...



3 comentários
... o casamento do primo na Austrália

Foi tudo tão giro! A começar pela localização, no Hunter Valley com as vinhas como cenário de fundo, passando pela boa disposição das famílias e pela novidade das tradições.


Chegámos ao local e enquanto alguns já se entretinham a provar os vinhos, o "palco" da cerimónia ia sendo preparado. Umas simples cadeiras brancas no relvado e umas pétalas no caminho de pedra foram suficientes para transformar a entrada do restaurante num local perfeito para um casamento.
A cerimónia foi curta e divertida, com a "celebrante" a contar a história da relação e a falar sobre os noivos. A parte oficial surpreendeu-me pela pergunta principal, ao que eles responderam "I will" em vez do "I do" que eu esperava. A noiva, como é costume, estava linda e o noivo não lhe ficava atrás. A ajudar estavam as "damas de honor" e "padrinhos" (aqui este grupo chama-se bridal party), quatro de cada lado vestidos de igual, como nos filmes.

A parte das fotografias não foi aquela seca a que estamos habituados, dos noivos a tirarem a mesma foto com toda a gente, que demora uma eternidade. Não, foi uma foto do grupo todo, depois da família toda e depois só os noivos com a família mais chegada. "The rest of you can go start getting drunk" disse a fotógrafa, a dispensar o resto do pessoal para o alpendre onde já se serviam bebidas e canapés.
Enquanto nós conversávamos e bebíamos champanhe rosé, os noivos e a bridal party continuaram a sessão fotográfica pelas vinhas e de vez em quando lá ia um empregado levar-lhes comida e bebida.
Juntaram-se aos convidados já dentro do restaurante, onde fizeram a tradicional entrada como Mr&Mrs.

No jantar é que começámos a notar as diferenças em relação aos casamentos portugueses.
Ainda antes do prato principal, avisam que se ia cortar o bolo. Hmm? Mas não havia bolo de noiva, era uma torre de cupcakes, por isso "cortar o bolo" foi mesmo só a fingir para a foto. Hmm?
No menu estavam 2 entradas, um prato de carne, um de peixe e 2 sobremesas. Parecia-me bem, mas afinal nós não comemos aquilo tudo. Afinal as duas opções foram servidas alternadamente entre os convidados de cada mesa.
A sobremesa era o "bolo de noiva". Estava mesmo a dar a primeira dentada no meu cupcake quando fomos chamados à pista de dança (do outro lado da sala) para a primeira dança do casal.
Foi bonito. Começaram a dançar só eles, depois juntaram-se os pais, depois a bridal party e depois todos. Todos menos eu, que fui acabar de comer o meu cupcake!
Não havia mesa de doces nem de frutas nem de queijos. Mas havia uma mesa de guloseimas. Cada convidado recebeu uma caixinha para encher de gomas e rebuçados para levar para casa. Muito giro. O pessoal adorou aquilo e em menos de nada os frascos estavam vazios. Apesar de não haver uma única criança naquele casamento. Hmm?
Portanto aquela ideia de que os casamentos são óptimos para encher o bandulho, aqui não podia estar mais errada. A comida no geral estava boa, mas comeu-se normalzinho, sem grandes farturas.

Houve discursos dos pais e padrinhos. Discursos engraçados e cheios de piadas, nada de lamechices. Houve tempo para o noivo tirar a liga, a noiva atirou o bouqué, mais meia dúzia de músicas e somos convidados a juntar-nos lá fora para nos despedirmos dos noivos. Era meia noite e estava feita a festa, tínhamos que ir embora.

Foi um dia divertido, mas soube a pouco. Agora estou ansiosa por ver as fotos!

Questão de extrema importância (not really)



4 comentários
No próximo fim de semana vamos ao casamento de um dos muitos primos australianos do N.
A primeira reacção quando soube que ia a um casamento na Austrália foi de pânico. "Ai e agora o que é que eu visto?", "ai que não trouxe sapatos para isso", "ai que não sei as regras de etiqueta dos casamentos de cá", and so on and so on.
Começou logo com o Engagement Party, coisa que para mim era inédita e que eu não sabia se era suposto já irmos vestidos "à casamento" ou não. Eu fui assim num intermédio, mas tanto havia pessoal de calças de ganga como outros de fato e gravata. Essas diferenças extremas não ajudaram nada à tarefa de escolher a indumentária para o casamento em si...

Entretanto no Boxing Day fui às compras com a S. e encontrei um vestido baratinho. Não sei como, consegui encontrar também nos saldos uns sapatos jeitosos com uma altura "andável", coisa rara de se ver por aqui, onde os saltos altos são tipo andaime. E assim a coisa foi-se compondo e a indumentária está finalmente resolvida. (Esperemos que não esteja a chover como hoje)

O vestido e a mala não são bem estes mas são muito parecidos

Agora a questão que se impõe é: De que cor pinto as unhas?

Verão? Qual verão?



5 comentários
Sempre que falo com alguém no skype oiço bocas do género "Nós aqui cheios de frio e tu aí de alcinhas" ou "Então como é que vai a praia?".
Confesso que esses comentários me irritam sempre um bocadinho. Estou farta de dizer que o verão australiano foi o maior barrete que me enfiaram. "Ah e tal, Sydney é um bom sítio para viver por causa do clima.", "Ah, o tempo em Sydney é parecido com o do Algarve."
Yeah, right. Fui muito bem enganada! Tudo bem que o Inverno não foi muito rigoroso, mas e o Verão, onde é que ele anda?

Ora nós chegámos cá no ano passado a meio de Fevereiro e só apanhámos o fim do verão de 2011. Também estávamos mais preocupados em tratar de documentos, procurar trabalho e conhecer a cidade do que em trabalhar para o bronze... Mas enfim, esse verão passou num instante e lá para Julho andávamos a choramingar com saudades do nosso Algarve, cada vez que o pessoal de lá nos falava da praia ou punham fotos no facebook todos bronzeados e nós aqui mais brancos do que nunca.

Entretanto o Inverno passou e o verão australiano começou a 1 de Dezembro. Desde aí fui à praia...ora deixa cá vez...umas 4 vezes, se tanto. Duas dessas vezes foram ao fim da tarde depois do trabalho (há que aproveitar quando faz sol) e vim-me logo embora porque estava com frio.
Já o verão vai a meio e mal se vê sinal dele. É um "verãozinho", com máximas de 25º e a chover dia sim dia não. Mas mesmo assim o sol queima, o que faz com que eu tenha um bonito bronze à pedreiro...

Que saudades do nosso Algarve, onde no verão estava sempre calor e todas as tardes de fim de semana eram passadas na praia a comer bolas de berlim e sem apanhar escaldões.


Algo me diz que o verão ainda vai chegar em força com um calor insuportável e eu ainda hei-de engolir estas palavras e desejar ter o "verãozinho" de volta...

A moda australiana



1 comentários
A moda feminina aqui anda muito à volta do estilo "slut". Não sei se é porque as miúdas durante a semana têm que andar muito compostinhas com a farda da escola, que depois ao fim de semana ou à noite é a loucura! Às vezes fico chocada e não percebo como é que os pais as deixam sair à rua assim vestidas...

É mais ou menos isto...

As miúdas, logo novinhas, andam com saias curtíssimas, blusas transparentes e sapatos de saltos vertiginosos. Na rua é comum verem-se coisas tão más como collants usadas por si só, como se fossem leggings (e eu sou daquelas que já achava que leggings não são calças, quanto mais collants...), mini-micro-saias que mal cobrem as "bordas", ou o mais bizarro que já vi, uma miúda com uns calções tão curtos que até as cuecas eram maiores e apareciam por baixo.
Por outro lado, as mulheres que trabalham nos escritórios na cidade, durante o dia andam sempre elegantes e impecáveis, com roupa super feminina, cabelo cuidado e sapatos lindos.

As minhas experiências em lojas de roupa por aqui são sempre interessantes. É difícil encontrar roupa decente nas lojas mais baratas e as outras, com roupa mais formal são um roubo.

Há tempos entrei numa loja à procura de um vestido. Apesar da maior parte dos vestidos dessa loja ter grandes aberturas nas costas, na barriga, serem demasiado curtos ou com grandes decotes, vi um que me parecia razoável e fui experimentar. Surpresa das surpresas, os provadores não tinham espelho lá dentro (wtf?), o que me obrigou a sair para a loja para me conseguir ver. Cá fora uma equipa de funcionárias fazia coro com elogios às mulheres que saiam para se ver ao espelho. Ouvia-se "wow, you look so sexy!", "that dress really shows your curves" ou "you look hot", num tom ensaiado, mesmo quando algumas não estavam nada favorecidas...
Eu cá gosto de fazer as minhas compras descansada e de ser eu a decidir se a roupa me fica bem ou não. E quando vejo que afinal a roupa não faz o meu estilo (o tal vestido tinha um decote exagerado) ou quando a roupa não me fica bem, dispenso comentários a dizer que fico "sexy".

Não me consigo habituar a essa faceta da moda australiana, das mulheres à noite se vestirem para o engate, dos vestidos tão curtos que quando se sentam vê-se tudo, dos saltos tão altos que ao fim da noite todas andam descalças com os sapatos na mão. Não percebo essa necessidade de se mostrar. Como diz o meu patrão, "They don't leave much room for imagination".


1 comentários
Há uns meses atrás vi umas uvas no supermercado e trouxe-as sem olhar ao preço. Depois de pagar as compras achei a conta muito alta e fui conferir. Resultado, aquele cacho de uvas tinha-me custado quase $8. Antes desse dia achava que a única fruta com preço proibitivo eram as bananas (que andavam escassas por causa das cheias do ano passado em Queensland de onde elas vinham), mas a partir daí passei a olhar mil vezes para o preço antes de olhar para a fruta.

Mas agora é uma alegria. As bananas já tinham voltado e bem baratinhas. Na altura todos os supermercados tinham anúncios na tv sobre "o regresso das bananas". No café onde trabalho os Banana Smoothies estavam em promoção e faziam sucesso.

E agora que é Verão, está quase tudo na época. Há fruta barata para todos os gostos. Eu, que não estava habituada a variações de preços tão grandes ao longo do ano, agora vibro quando vejo que as mangas estão em promoção. Mangas! Ou venho para casa cheia de uvas e pêssegos e maracujás. Apetece-me trazer tudo!
Já que o tempo nublado e húmido não ajuda, ao menos os sabores lembram-nos que é Verão!


Um à parte: Acabei por não aceitar o tal "emprego". Achei que fazia melhor em confiar nas minhas capacidades e continuar à procura de quem as valorize. Com calma vamos lá...

Decisions, decisions...



3 comentários
Sobre o tal trial... Cheguei ao estúdio e nem fui entrevistava, nem sequer mostrei o meu portfólio, fui logo encaminhada para o posto de trabalho.

O trabalho consistia em recortar fundos de imagens, sempre a mesma coisa o dia todo, todos os dias. Estavam 5 miúdas de 18/19 anos a fazer a mesma coisa. Diz que é um estágio e não recebem nada por isso. E que nos outros dias da semana ainda há mais estagiários.

Afinal o que procuravam ali não era bem um designer, era mais um robô do Photoshop para a linha de montagem.

Quando o patrão me perguntou a minha idade (pelos vistos nem se deu ao trabalho de olhar para o cv que tinha enviado) fez cara de "afinal isto se calhar não é para ti". Pois, os meu anos teen já lá foram e eu não estava propriamente à procura de um trabalho de borla... No fim propôs-me uma pequena quantia se eu quiser ir lá 2 vezes por semana. Digamos que é menos do que eu ganho no café (e já ali não ganho muito) e ainda tenho que ser eu a pagar os meu descontos. Ah, mas só se for muito rápida, tenho que ser mesmo uma máquina.

E eu não sei o que diga. Aceito porque pode ser uma porta de entrada no mercado do design, ou mando-o passear porque o gajo é um explorador?

Vou dormir sobre o assunto.

às vezes as sexta-feiras 13 trazem boas notícias



3 comentários
 imagem: we ♥ it

Apareceu-me no email uma resposta que esperava há uns dias. Vou fazer um trial na próxima segunda-feira numa empresa de Design. Ao fim de tantos meses, vai ser a minha primeira entrevista a sério na área.
Passei a manhã com dores de barriga, enquanto ensaiava a desculpa que ia dar ao patrão do café para ter que faltar. Acabei por ser sincera e ele até me desejou boa sorte. Ufff!

Sábado foi dia de muito "veste despe", a tentar descodificar o que será o drees code "smart casual" que tenho que seguir.
Resta-me um domingo de "estudo", a acordar a criatividade, e umas horas na Apple Store a treinar.

Aiaiai...deixa lá ver se na 2ª ainda tenho unhas...

Algo se passa...



2 comentários

Tenho uma caixa destes chocolates cá em casa desde o Natal.
Foram os únicos chocolates que recebi e mesmo assim a caixa continua intacta. É que nem o plástico lhe tirei.
E eles são bons, que eu sei. Tenho que tratar disto...

Help!



4 comentários

Mães, avós e donas de casa em geral, preciso da vossa ajuda!

Nesta casa não existe máquina de lavar. Aqui é normal em apartamentos alugados haver uma "lavandaria" comum para todos. No nosso caso temos uma máquina velhota de moedas, top loader, que só lava com água fria e que só tem um programa que não dura mais que 30 minutos.

O primeiro problema que tive foi com a roupa preta, que ficava com vestígios brancos de detergente. Mudei de marca e passei para um detergente líquido. O problema continuou, mas percebi que se puser a roupa toda do avesso não se nota tanto. Menos mal...

Mas o que me anda mesmo a dar cabo dos nervos ultimamente são as nódoas. Deixei de lado as marcas brancas, uso um detergente caro que diz ser eficaz até a frio e tenho o spray tira-nódoas mais famoso do mercado e mesmo assim, nada feito! As nódoas entram na máquina e saem da mesma maneira. Já pensei que talvez tenha que fazer o programa duas vezes, mas isso não me ia sair barato...

Alguma sugestão? Mezinhas caseiras? Aceito tudo!

NYE 2011/2012



2 comentários
O dia amanheceu cinzento e fresco. Perfeito para as horas de espera que tínhamos pela frente, afinal assim não torrávamos ao sol.
Preparámos a comida, pegámos na trouxa e rumámos a Circular Quay, em busca de um bom lugar para ver o fogo de artifício da ponte. Sabíamos que ia estar muita gente, por isso saímos de casa ao meio dia.

Chegámos a Circular Quay e passámos a primeira "inspecção". O recinto era fechado e não podia entrar vidro nem álcool, por isso todos os sacos, mochilas e geleiras tinham que ser inspeccionados pelos seguranças. Curiosamente a fila andou em menos de nada e a multidão fluía rapidamente. Lá dentro já haviam tendas montadas, cadeiras e mantas no chão, pessoal com ar de quem chegou de manhãzinha. Nós continuámos mais para a frente. Mais uma porta e nova inspecção. Passámos e seguimos até encontrar um spot perfeito, por baixo das escadas da Opera House e de frente para a ponte. Estendemos a toalha e abancámos. Meia hora depois estávamos rodeados de gente.

A caminho
Às 14h as nuvens dissiparam-se e o sol apareceu. Lá se foi o fresquinho...

A vizinhança, já a torrar ao sol

Passando o tempo...
Entre sudokus, palavras cruzadas, jogatanas de cartas e sandes de presunto, as horas foram passando.
A partir das18h houve espectáculos de acrobacias aéreas e palavras escritas no céu.
Às 21h assistimos aos Family Fireworks. Só aqui é que fazem fogos antes da meia noite para quem vai com crianças... Logo a seguir começou o Harbour of Light Parade, um desfile de embarcações iluminadas pela baía de Sydney.

Harbour of Light Parade

A partir das 23h, de 15 em 15 minutos havia uma pequena amostra de fogo de artifício, numa espécie de contagem decrescente para os grandes fogos da noite.
Quando finalmente chegou a meia-noite, a ponte iluminou-se numa explosão de cores e formas durante 12 minutos. Além da ponte, conseguíamos ver os fogos de um dos 7 pontos de lançamento da baía, e de vez em quando também havia fogos no topo dos prédios da cidade. Um espectáculo impressionante, que teria tido ainda mais emoção se tivesse sido acompanhado com a música especialmente composta para o efeito, tal como nos fogos das 21h. Por algum motivo à meia noite não se ouviu música, cá para mim houve ali uma grande falha...


Assim que acabaram os fogos, os milhares que lá estavam pegaram nas suas coisinhas e "ala que se faz tarde".
Foi um espectáculo bonito e sem dúvida único, mas para nós faltou a música, o abrir o champanhe, os abraços e votos de feliz ano novo, e claro, a continuação da festa!

Mas pontos positivos para a organização. Não apanhámos grandes filas para entrar, mesmo com as inspecções, o espaço estava bem organizado, as casas de banho eram muitas e limpas e até a saída no meio da multidão foi tranquila e os transportes para casa super eficientes, rápidos e grátis!
É assim em Sydney :)
newer post older post