Sydney Opera House

Sydney Opera House

E eu a pensar que já estávamos mais perto do Verão...



2 comentários
Mas quem é que entende este tempo? Às 13.30h estive refastelada na esplanada a beber café e a aproveitar o sol. Às 15.40h comentei com a minha colega "está a ficar tão escuro, parece quase de noite, vai cair uma carga...".

E pelas 15.45h começo a ouvir cair uma carga de água primeiro... e uns barulhos estranhos no vidro depois, que foram ficando cada vez mais intensos. Ora caía granizo... ora caiam pedras do tamanho de berlindes... ora caiam pedras do tamanho de nozes... literalmente! Choveu tanto, que as ruas ficaram branquinhas, e os carros atolados no gelo... até parecia neve!

Se não houvesse na net fotos como esta, vocês não acreditavam...

Parabens para ele!



0 comentários
Ahh fazer anos na Austrália! Que bonito!

Convidámos os tios e primos para jantar. Claro que a culinária me calha sempre a mim não é...
Fui comprar um lombo de porco para assar no forno. Passei horas às voltas no supermercado a tentar perceber as carnes até escolher o que ia levar. Quando cheguei a casa, abri a embalagem e percebi que aquilo não era bem um lombo, era um pedaço de carne esquisito e mal cortado que estava dobradinho no plástico. Bolas! Mudança de planos: resolvi cortar a carne aos bocados e fazer carne de porco à alentejana.
Volto ao supermercado para comprar as ameijoas. Surprise, não há ameijoas em lado nenhum. Compro camarões. Massa de pimentão também não existe.
Preciso de vinho para temperar a carne mas aqui só se vende álcool em lojas especializadas. Tenho que ir a outro lado.
Tinha pensado fazer a tarte de maçã que ele tanto gosta, mas não tenho forma. Lembrei-me de comprar a base já feita no supermercado, mas eles aqui só têm umas muito pequenas. Que raio! Desisto, vou à pastelaria e deixo lá $30. Espero que o bolo seja bom..

Depois a prenda. Sabia exactamente o que queria comprar: um casaco fino e impermeável para os dias de chuva. Se estivesse em Portugal sabia a que lojas ir, onde os preços são acessíveis e a roupa é do género que ele gosta. Aqui não conheço nada. Corro o centro comercial de ponta a ponta, entro e saio de lojas onde encontro coisas caríssimas ou baratas mas com uma qualidade horrível. Que frustração!
Pelo caminho sou abordada pela menina de um stand de produtos de beleza que tenta impingir-me
$330 de maquilhagem. Devia estar mesmo com má cara! 2 horas depois encontro um casaco jeitoso. Não é exactamente o que eu queria, foi mais caro do que eu esperava, mas é giro. Uff!

Para ele: Espero que tenhas em consideração todo o meu esforço e retribuas no meu aniversário :) Happy Birthday!

Dragon Fruit



1 comentários
Um fruto misterioso

Já várias vezes tinha passado por este fruto no supermercado e olhava-o sempre com um ar desconfiado. Uma casca cor-de-rosa com umas pontas verdes e o exótico nome de dragon fruit, não me deixavam indiferente. Com o tempo a desconfiança passou a curiosidade e na última visita lá enfiei um no saco e trouxe-o para casa para experimentar.
Não fazia ideia do que esperar, por isso antes de lhe espetar a faca, fui à internet ver como é que aquilo se comia. Diz que se abre ao meio, tira-se a polpa com uma colher, corta-se aos cubos e pôe-se de volta na casca para servir. Assim o fiz.
A fruta é muito sumarenta, uma espécie de pêra madura com "sementes" de kiwi. A textura fez-me lembrar figos. Ele diz que não tem nada a ver. Não achei o sabor nada de especial, mas adorei as cores e a apresentação.

Para ser sincera pensei que ia encontrar muito mais frutas desconhecidas por aqui, mas não, tirando esta não vi assim nada de extraordinário. Mas há umas mangas diferentes que também quero experimentar. Provavelmente serão a próxima aquisição.
A fruta no supermercado não me tem cativado muito. No geral é tudo caro. As maçãs são tão brilhantes que parecem de plástico. As bananas estão a um preço impossível depois das cheias em Queensland que deram cabo da produção. Safam-se as ameixas e as uvas que tenho comprado em promoção.

Happy Easter



3 comentários
imagem: we ♥ it

Este ano a Páscoa são 5 dias.
Os australianos não brincam em serviço, os feriados que calham ao fim de semana passam para 6ª ou 2ª, não se perdem! Até o domingo de Páscoa muda, mas como na 2ª já havia outro feriado, passou para 3ª. E assim se juntam 5 dias de mini-férias. Que tal?
Mas não pensem que aqui são todos uns preguiçosos que não querem trabalhar. É que o calendário australiano tem muito menos feriados que o português. E não há cá tolerâncias de ponto como em Portugal..

Pois é, aqui o dia 25 de Abril também é feriado, mas não tem nada a ver com o nosso 25 de Abril. Aqui é o ANZAC (Australia and New Zealand Army Corps) Day. Este é um dos feriados mais importantes na Austrália, é um dia de homenagem às tropas australianas e neozelandesas que lutaram na 1ª Guerra Mundial.

Mas voltando à Páscoa, aqui as prateleiras do supermercado também se enchem de ovos e coelhinhos de chocolate, mas não se vê amêndoas nem folares. Também dá a missa do domingo de Páscoa na televisão, mas aqui começa às 6 da manhã. E nós vamos a um almoço de Páscoa em casa de outros emigrantes, com direito a folar e conversa em português.
Boa Páscoa para todos!

Uma aventura no supermercado



1 comentários
Fui às compras em hora de ponta e para escapar às filas resolvi usar o self-checkout, uma daquelas caixas "faça você mesmo" que substituem os funcionários.
Fui passando os artigos, tudo muito bonito até que chega a altura de pesar um pimento que tinha no cesto. A máquina dizia para procurar o artigo pelo nome. Vou à letra P à procura de pepper e nada. Eerrhhh...ah não é pepper?...então...e agora? Fiquei uns minutos parada a pensar como é que se dizia pimento em inglês e não me ocorreu nenhuma outra palavra...
Não tive outro remédio senão ir clicando nas letras uma a uma e olhar para as imagens à procura do pimento. Felizmente estava logo na letra C. Afinal pimento aqui é capsicum.
Hmmm? Já aprendi uma coisa hoje! Mas aposto que amanhã já não me lembro desse nome..

Chamem-me doida...



3 comentários
Chamem-me doida... à vontadinha... ñ me importo minimamente.
Se uns estão a entrar no Inverno... outros estão a matar saudades do Verão. E a verdade é que já andava fartinha do mau tempo, e do frio, e da chuva. Por essa razão, uns simpáticos 24 graus em pleno mês de Abril pareceram-me a oportunidade perfeita para fazer a primeira praia do ano.
E não é que eu e a Zara estamos em sintonia? Aqui está a minha mais recente aquisição da nova colecção :)

Nota: apesar do vento e da água GELADA, a praia estava óptima e deu para recarregar as baterias até às férias da Páscoa!

Cai o céu em Sydney



0 comentários
imagem: we ♥ it

Por cá nunca se pode confiar nas previsões meteorológicas. O tempo muda de repente e sem aviso.
Previa-se um fim de semana bom, mas afinal chove a potes. Acordei com o barulho da chuva e do vento nas janelas. Levantei-me para ver de onde vinha o "ping ping" que se ouvia. Hoje chove em 4 pontos diferentes do quarto. Bonito.

Ele foi trabalhar. Eu fico em casa de pijama, colada ao sofá, já que o programa previsto para a manhã (lavar a roupa) está fora de questão. Hoje sou uma couch potato, como aprendi nas aulas de inglês.

Respondo a mais 3 anúncios de emprego. Rio-me com as parvoíces que encontro pelo caminho, como o "Part-time Panda" (um emprego que consistia em usar um fato de panda num restaurante) ou o "Lingerie Waiter", até ao pessoal que paga para lhes fazerem os trabalhos da universidade, vê-se de tudo! Encontro anúncios que só querem asian people, fluência em Mandarim, Japonês ou Hindu. Sem hipótese.

Se estivesse na minha casa fazia panquecas. Ou um bolo. Mas aqui não, limito-me a ficar no sofá.
Se estivesse em casa o Calvin estava a dormir enroladinho no meu colo. Tenho saudades dele.
Detesto dias de chuva...

1, 2, 3, respira...



0 comentários
Acordei ainda antes do despertador tocar. É 6ª feira, por isso já estou a pensar no fim de semana. Abro a cortina e vejo que está um belo dia de sol. Prevê-se bom tempo para sábado e domingo também, que maravilha!  Vou-me despachar para ir a Bondi Beach entregar uns currículos. Escolho a roupa que vou vestir e desço as escadas a caminho do wc, com um sorriso nos lábios.
Mas claro que tinha que haver qualquer coisa para estragar o meu humor nesta manhã perfeita... Alguém usou a minha toalha! A minha toalha branquinha está molhada e cheia de manchas de base e maquilhagem. Lembrei-me de ter ouvido uma voz feminina no quarto do housemate na noite anterior. Subi as escadas e fui perguntar-lhe se tinha usado a minha toalha.

Eu: Bom dia. Por acaso não usaste a minha toalha de banho?
Housemate: Eeeu? Eu não. Tenho 3 toalhas no wc, porque é que ia usar a tua?
Eu: ...
Housemate: Esteve cá uma pessoa ontem à noite, mas tem uma toalha para ela, acho que não ia usar a tua...
Eu: Really? É que a minha toalha estava suja esta manhã...
Housemate: Posso perguntar-lhe, mas tenho a certeza que não foi ela.
Eu: Haham...

Querem lá ver que tenho que trazer a toalha para o quarto?

Post dedicado à minha irmã



3 comentários

Abre dia 20 :)

2 meses de Austrália



0 comentários
Encontrei 40 cêntimos esquecidos na máquina de bilhetes do comboio.
Será que a minha sorte vai mudar?

imagem: we ♥ it

É que dava-me mesmo jeito começar a trabalhar a sério... :)

Mais um fim de semana, mais um passeio



0 comentários
Desde o início da semana que entre os colegas do curso de falava em combinar um barbecue no fim de semana. Conversa pra cá, sms pra lá, mensagens trocadas no facebook e lá chegámos à conclusão que sábado não dava jeito a muita gente, por isso combinámos para domingo.
Claro que no sábado esteve um magnífico dia de sol e para o domingo a meteorologia previa chuva a partir da tarde... Ainda assim, lá fomos os 3 resistentes, com esperança que a previsão não se cumprisse.
Encontrámo-nos de manhã na Central Station (desta vez já todos sabíamos qual era o ponto de encontro), passámos num supermercado para abastecer e apanhámos o autocarro para Palm Beach.
Palm Beach é a última praia do norte de Sydney, por isso tivemos pela frente uma hora e meia de viagem. Mas o dia prometia, o sol brilhava por entre as nuvens e estavam uns simpáticos 27º.
A praia é grande e a areia tem um tom alaranjado. Junto à zona dos barbecues, além das várias mesas cobertas há um parque infantil muito giro (sorry, no pictures this time). É uma zona muito familiar.
Escolhemos uma mesa e lá fomos pôr as salsichas e espetadas a grelhar. Maravilhoso! Passámos umas horas por ali a comer, a conversar sobre a Austrália e as experiências de cada um por cá, a ver os miúdos a rebolar na relva e a correr pelo parque.
Tudo muito bonito até cerca das 4h, quando começou a chover. Primeiro umas pingas, depois uma chuvinha e por fim uma chuvada. Aos poucos todos se foram embora e lá ficámos os 3 encolhidos, com as toalhas a tapar as pernas, a ver a chuva e a petiscar o resto da tarde.
Para a semana há mais! Mas se houver previsão de chuva, em vez de actividades ao ar livre, vamos antes ao cinema :)

The worst job ever



1 comentários
Nos últimos dias tenho andado um bocadinho obcecada com a ideia de arranjar trabalho. Vejo os anúncios todos os dias, em vários sites, e respondo a tudo, até estou mais aberta a trabalhos casuais.

O meu colega italiano já me tinha contado a sua terrível experiência com um trabalho de colocar flyers em caixas do correio, onde se recebia conforme o nº de flyers distribuídos e que ao fim de 6 horas sempre a andar lhe rendeu apenas uns trocos. Mas quando vi um anúncio para distribuir flyers na cidade pensei que podia ser diferente. Não foi...

Para começar achei logo estranho que em vez de telefonar, me mandassem um email a dizer para ir trabalhar no próprio dia. Depois foi tudo falado por sms, porque o senhor estava em reunião e não podia atender as minhas chamadas... A medo lá concordei em ir buscar os flyers à gráfica. Assustei-me quando vi que os "flyers" afinal eram uma fotocópias horrorosas A4...
As instruções eram entregar à saída da estação, apenas a homens, porque era publicidade a um alfaiate masculino. Ora se já é difícil despachar flyers em Sydney, reduzir as pessoas a metade não ajudou nada. Houve de tudo, pessoas que viravam a cara quando passavam por mim, que mudavam para o outro lado do passeio, que pegavam no telemóvel como se estivessem a fazer alguma coisa...tudo para não terem que apanhar um papel!
Era suposto distribuir 200 flyers, mas passado 2 horas não devo ter despachado mais de 50. Quando o senhor veio ter comigo entreguei-lhe os restantes e vim-me embora. Mal ganhei para pagar o almoço que fui comprar a seguir. 
Claro que quando contei ao italiano ele se fartou de dizer "I told you so". Nunca mais...

Sit Back and Relax (e daí talvez não...)



0 comentários

Ontem foi dia de ir ao Consulado Português. Precisava de pedir uns documentos de Portugal para o visto e além disso os tios dele estavam sempre a dizer que tinha que me inscrever no consulado, para estar mais protegida no caso de haver um sismo, tsunami ou qualquer outra desgraça por aqui (bater na madeira).
Lá fui eu ao 17º andar dum prédio todo moderno na cidade. O elevador devia andar à velocidade da luz, porque cheguei ao 17º num instante e sem dar por nada. Foi muito estranho ir a um sítio fora de casa onde me cumprimentam com um “bom dia” e não ter que falar uma única palavra em inglês.
Como estava bom tempo, levei umas sandes na mala para almoçar num jardim. Mas afinal troquei o jardim por umas cadeiras de praia em Town Hall, mesmo no centro da confusão da cidade.

Eram umas cadeiras assim

É que está a decorrer um evento chamado Sit Back and Relax. Durante  umas semanas estas cadeiras vão estar à disposição de quem queira relaxar, almoçar ou utilizar a internet grátis, no centro da cidade. Não é genial? 
E a quantidade de pessoas que lá estavam a almoçar tranquilamente ao ar livre? E o pessoal dos escritórios, todos bem vestidos, de fato, a comer a sua sandes no jardim? Isto é Sydney. Imperdível!

Depois do almoço, dei um saltinho ao Queen Victoria Building. Para quem não sabe, o Queen Victoria Building é um edifício antigo, famoso pelos seus relógios interiores, que funciona como centro comercial com lojas de marca e coisas caras. Está sempre cheio de turistas a tirar fotografias lá dentro. Só vos digo uma coisa, nunca tinha usado um wc público tão limpo e perfumado. Fiquei maravilhada!
Bem, daí segui para a Information Planet, para pedir uns conselhos sobre o meu currículo que não tem estado a funcionar muito bem.. Como ainda tinha tempo antes das aulas, apanhei o bus grátis que liga alguns pontos turísticos da cidade, e fui até ao Paddy's Market. Aqui é época de saldos de fim do Verão. Passei por uma loja que tinha na montra em letras gigantes "SALDOS-Nada a mais de $10". Claro que me enfiei lá dentro e experimentei uma data de roupa. Mas portei-me bem e não trouxe nada. Mal sabia eu que nesse dia ia receber o meu primeiro pagamento ($40) por 2 horas de limpeza que tinha feito esta semana...
Depois para ir para a escola, perdi-me algures na China Town e fartei-me de andar. Deve ser por isso que hoje acordei cheia de dores nas pernas...

Manly



0 comentários
Mais um fim de semana, mais um passeio.
Desta vez decidimos passar o domingo em Manly. Apanhámos o ferry, chegámos à outra margem e comemos o farnel que levámos. Coisa de pobre, eu sei... Diz que o suposto era comprar umas doses de fish & chips junto à praia e ir comer para a areia, mas nós não achamos grande piada a essa iguaria, portanto ficámo-nos pelas sandes de atum. (Mana, quando vieres cá fazemos o passeio com vocês como manda a tradição).
Depois do almoço, iamos andando até à praia quando passamos por isto:


 Claro que tivemos que parar para comer uns gelados, não é...

Manly Beach

Finalmente chegámos à praia.
Os últimos dias têm estado nublados mas o domingo foi de sol e o areal estava cheio. Junto à praia há um "calçadão" para passear, mesas de pic-nic, relva e árvores. Muita gente a passear, muitas famílias, algumas festinhas de crianças, grupos a jogar volley e até uma prova de surf. Que domingo perfeito!

Depois seguimos para uma caminhada pela costa até à próxima praia. Era uma estrada sem trânsito, mas tinha uma linha que a dividia ao meio. É que aqui as caminhadas também têm regras. Temos que ir sempre pela esquerda, como os carros!

Início do passeio

Keep left!

A praia seguinte é Shelly Beach, uma praia pequena, de água transparente. Também aqui há mesas de pic-nic e zona de barbecue.

Shelly Beach

Continuámos o passeio por uns caminhos "selvagens" e tivemos alguns encontros interessantes com os bichos da zona.



Ah não se pode tocar? Oh pá, eu queria tanto fazer umas festas...

Aranhas em todo o lado! Aqui já não tava a achar muita piada...

Depois do passeio, estávamos a precisar de energia, por isso fomos comer uns hamburguers ao Hungry Jack's, o único sítio em Sydney onde se consegue comer uma refeição por menos de $5. Qualquer semelhança com o Burguer King é pura coincidência.
 
A comer hamburguers às 4 da tarde. Shame on me...

 E apanhámos o ferry de volta para a cidade.
 

 
A Opera Housa vista do Ferry

É muito giro ver a cidade a aproximar-se, passar pela Opera House e pela Harbour Bridge. O passeio no ferry é mesmo obrigatório para ver a cidade de outro prisma. E nada como acabar um domingo a ver o pôr do sol nesta zona. Imperdível!

Conversa no supermercado



1 comentários
Senhora da caixa: Bom dia.
Eu: Bom dia.
Senhora da caixa: É bom ver alguém com um estilo próprio.
Eu: Hmm? Porque é que diz isso?
Senhora da caixa: As pessoas hoje em dia seguem as modas, andam todas de igual. Mas você não, você tem um estilo diferente.
Eu:...Obrigada..? (sem perceber se aquilo era um elogio ou uma crítica)

E lá saí a matutar no assunto. É que eu nem sabia que tinha estilo, quanto mais um estilo "diferente". Seria da roupa? Seria do cabelo?
Ainda por cima tinha acabado de vir de uma entrevista de emprego. Ora bolas, será que estava mal vestida?
newer post older post